Capial celebra 60 anos de atividade na agricultura familiar 
06 de março de 2024

Capial celebra 60 anos de atividade na agricultura familiar 

Os 60 anos de história de uma das cooperativas mais tradicionais de Alagoas, a Cooperativa Agropecuária e Indústria de Arapiraca (Capial) foi celebrado com festa durante encontro promovido no Sítio Lagoa Cavada, em Arapiraca, no sábado,2. A cooperativa conta com uma base de 490 agricultores cooperados e um time de 15 colaboradores.

O evento, que reuniu cooperados, agricultores e famílias da região, também foi palco para a Assembleia Geral Ordinária (AGO) e para uma programação com atrações musicais e show de prêmios. A diretoria da Capial realizou sorteio de kits de pulverizadores e quantias em dinheiro no valor de R$ 6 mil. 

Atravessando seis décadas, e sendo testemunha do crescimento econômico de Alagoas, a cooperativa foi uma das pioneiras, em 2011, na participação no Programa Selo Biocombustível Social, com a destinação da mamona - retornando ao programa em 2022.

A Capial atualmente consolidou suas atividades na produção de raízes e em hortifrúti.  Nos últimos anos, com objetivo de adentrar ao mercado das oleaginosas a cooperativa enxergou a possibilidade de comercializar a produção da categoria para outros estados. Na parte técnica, a cooperativa vem conduzindo testes para a produção do algodão.

Sob a liderança do produtor Chico da Capial, um dos agricultores mais conhecidos do estado e  um dos cooperativistas mais emblemáticos da Capial, a cooperativa ampliou seu espaço e deseja aumentar suas vendas para a merenda escola. Em seu mix de produtos estão os alimentos in natura, a goma de tapioca e  a macaxeira à vácuo, dentre outros. 

Fernando Barbosa, dirigente da Cooperativa, explica que a Capial convive com o dilema da comercialização. Ele adianta que ao menos quatro produtos deverão ser incrementados ao mix neste ano.


“A CAPIAL concentrou suas atividades naquilo que seus cooperados produzem, sendo fruticultura, raízes e grãos. Com isso, buscamos revitalizar a cultura do algodão, plantando mais de 2.000kg de sementes de algodão em 2023. E em 2024 pretendemos dobrar esses números”, explicou.

 Entre os próximos desafios, está a implantação da cultura do amendoim voltada para o fornecimento de matéria-prima para a produção nacional do biodiesel do Selo Biocombustível Social.

“Temos tido avanços significativos com a abertura de novos espaços na merenda escolar e agora com o Selo Biocombustível Social, onde a cooperativa vai desenvolver atividades junto aos seus cooperados. Vale ressaltar, a parceria pontual da Unicafes-AL, que foi essencial para nos posicionar no mercado de vendas para órgãos públicos. São 60 anos de muita tradição e trabalho por uma região que confia, participa e trabalha pela agricultura familiar de forma cooperada”, explicou. 


 

-
 
ATENDIMENTO
(82) 9 9311-2648 WhatsApp - Alagoas
(82) 9918-70000
unicafes.unicafesal@gmail.com
secretariaunicafes@unicafesal.com

Endereço: Edificio Lobão Barreto, Centro de Maceió/AL, Nº 454
Salas 402/403
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual